Pinheiros e mais pinheiros brotavam na serra sem explicação alguma.
Um dia os serranos foram surpreendidos por uma forte trovoada e o povo de Lages entrou em pânico entre sustos e gritos todos se abrigaram em suas casas junto ao fogo de chão.
Gesto de gratidão
A crendice popular lageana conta que era proibido olhar a tempestade mas um morador desrespeitou essa crendice e ele viu uma cena incrível jamais vista em toda a cidade. Ele conta que no meio da tempestade uma avezinha (gralha azul) estava tentando se abrigar da tempestade e um dos gigantescos pinheiros estirou os seus braços acolhendo a pobre ave. Eis que o morador saiu correndo para avisar aos outros moradores mas um clarão apareceu e disse para ele tomar isso como um exemplo na vida de um gesto de gratidão.
Maravilhado com o acontecido o morador passou a dizer as pessoas que ave (gralha azul) era a responsável por tantos pinheiros brotarem na cidade.
A gralha azul enterrava os pinheiros no inverno para se alimentar e esquecendo do lugar onde havia escondido ela buscava outros, deixando na terra sementes de novos pinheiros tornando a cidade de Lages muito mais bonita com o nascimento de novas árvores.